TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

sábado, 31 de janeiro de 2009


PROJETO Aula de Reforço

UM COMPROMISSO DE TODOS.


JUSTIFICATIVA

Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro.O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.

O acompanhamento do professor junto aos alunos, deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia.

O professor deve tornar-se em um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas.O trabalho de reforço, em de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a auto-estima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles.

OBJETIVOS

O trabalho na escola, deve:·

Estimular o aluno a localizar os erros;·

Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;·

Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;·

Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;·

Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.

ESTRATÉGIAS

Sabemos e temos a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao professor ser um agente ativo, mediador entre aluno e conhecimento e também ser responsável pela sua formação e pela sua aprendizagem.O professor deve planejar aulas diversificadas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte interesse.Que as aulas sejam dinâmicas, atingindo a dificuldade apresentada e ao mesmo tempo orientadas explorando o ponto negativo apresentado.Fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam e como deverá trabalhar com as dificuldades dos alunos.

AVALIAÇÃO

Mudar a prática de ensinar não significa mudar o funcionamento das atividades escolares.Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de um proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças.Nesse processo contínuo, é necessário partilhar as idéias e desenvolver o pensamento, pois “o aluno não nasce pronto”, é necessário que seja lhe seja inserido informações, orientações e ao mesmo tempo, conduzi-lo ao caminho da descoberta, da expectativa.Sabemos que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor.O importante esclarecer é que a aprendizagem vivenciada é duradoura, progressiva, e não podemos ser “os responsáveis” em deixar “lacunas” na aprendizagem dos alunos. Devemos procurar meios e formas adequadas de conduzir o nosso aluno a um crescimento pessoal, intelectual e fazê-lo um “aluno criativo, feliz”, capaz de realizar suas atividades com interesse, bom desempenho e vontade de aprender.Se o professor apresenta vontade, interesse e responsabilidade em recriar e refazer sua proposta de trabalho, com certeza, os alunos responderão com atitudes positivas e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios.


GANHAMOS E AMAMOS!!!!!!! OBRIGADA PELAS VISITAS POR FAVOR FAÇAM COMENTÁRIO, DEIXEM SUGESTÕES.... NOS AJUDEM A CONSTRUIR ESTE ESPAÇO. BJOS
TATIANA QUE SUGESTÃO MAIS LEGAL!!!! A TIA ANA JA FEZ E OS ALUNOS VÃO RECEBER NO PRIMEIRO DIA DE AULA.

Regras que professores e pais NÃO deviam seguir:

1 – Esperar um domínio precoce das regras de leitura.

2 – Garantir que as regras de fonologia sejam aprendidas e usadas.

3- Ensinar letras e palavras uma de cada vez, tendo a certeza de que uma foi aprendida antes de passar para a seguinte.

4 – Fazer a leitura perfeita de cada palavra o seu objetivo principal.

5- Não estimular a advinhação; insistir para que as crianças leiam cuidadosamente.

6-Insistir na precisão o tempo todo.

7- Corrijirmos erros imediatamente.

8- Identificar e tratar os leitores problemáticos o mais cedo possível.

9- Usar cada oportunidade durante o ensino de leitura para melhorar a ortografia e a expressão escrita e insistir também para que falem a língua da maneira mais correta possível.

Atenção pais, cuidado com o que sai da sua boca!

Muitas vezes, quando os pais vão dar uma bronca nos filhos, não prestam atenção nas palavras. Assim acabam usando expressões contundentes e como conseqüência criam traumas nas crianças.

Baseado em entrevistas com pais e especialistas, o professor e psicólogo americano Charles Schaefer, da Dickinson University, elaborou uma lista de frases que não devem jamais ser ditas às crianças.

"Você é um mau menino".

"Sacrifico minha vida pessoal para cuidar do meu filho, espero que ele reconheça isto".

"Eu prefiriria que você não tivesse nascido".

"Você nunca vai ser nada na vida".

"Seu pai(sua mãe) e eu estamos nos separando por sua causa".

"Quando eu era da sua idade, voltava da escola e pé e ainda ajudava minha mãe a cuidar da casa."

"Por quê você não é como seu irmão?".

"Você está agindo como um bebê. Devia sentir vergonha disso".

"Se fizer isso de novo, vou chamar a polícia e mandar lhe prender".

"Faço tudo por você e não recebo nada em troca".

"Eu não acredito que esteja com medo desse cachorrinho tão manso"


NÓS COMO PAIS ACHAMOS QUE É BESTEIRA, MAS PENSE BEM NOS SEUS TRAUMAS DE INFÂNCIA E REFLITA!!!!!!!!

Sugestão de Planejamento
Projeto: De volta as aulas

Objetivos:
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

Segunda-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.

Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Educação Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída

Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.

Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.

Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
RETIRADO DO BLOG DE Deborah Melissa

OS ALUNOS AMAM CHEGAR EM UMA SALA BONITA









LEGAIS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA...




RECADINHOS ÚTEIS





SEGUNDA-FEIRA INICIA AS AULAS NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO TUDO PRONTO!!!! SALAS LINDAS, PROFESSORES DISPOSTOS, E ALUNOS ANSIOSOS. TODO ANO É TUDO IGUAL DESDE QUE ÉRAMOS PEQUENAS É UMA ANSIEDADE SÓ, ESTREIAR CADERNOS, REVER AMIGOS, PROFESSORES E MOSTRAR O MATERIAL NOVO PRA TODO MUNDO. É MUITO BOM, TODO MUNDO QUE JA PASSOU POR ISSO SENTI UMA PONTINHA DE SAUDADES!!!!! BOM ANO LETIVO A TODOS, PROFESSORES, ALUNOS, PAIS!!!!!!!

SAUDADES!!!!!

ESTÁVAMOS DE FÉRIAS, MAS ESTAMOS VOLTANDO A TODO VAPOR, PARA POSTARMOS ATIVIDADES QUE AJUDEM A TODAS AS NOSSAS COLEGAS DE TRABALHO. ESTAMOS ACEITANDO SUGESTÕES E QUALQUER COISA QUE VENHA ACRESCENTAR PARA QUALIDADE DE ENSINO.